4 tendências de mercado e tecnologia de produção

4 tendências de mercado e tecnologia de produção

Em todos os setores, a cada ano vemos mudanças. Novas tendências surgem, inovações e procedimentos que tornam o processo mais econômico e ágil. E é necessário que cada empresa se adeque às novas tendências de mercado, ou podem ficar para trás de seus concorrentes.

Para 2020, haverão muitas transformações no mercado, surgindo novas tecnologias para as indústrias. Sua empresa já está preparada para essa revolução?

1. Internet das Coisas

Uma tecnologia de produção que irá crescer muito em 2020 (e para os anos seguintes), a Internet das coisas permite que as máquinas e equipamentos se conectem, como em uma rede. Dessa forma, eles facilmente trabalham juntos coletando, monitorando, analisando e transmitindo dados, de forma rápida e eficiente. 

Segundo a MPI Group 70% dos produtores obtiveram aumento da lucratividade por conta da IoT. Dentre suas diversas vantagens incluem: controlar objetos à distância, prever problemas, gerenciar estoques, reduzir desperdícios, melhoria na segurança, monitoramento de consumo de energia, aperfeiçoamento de soluções, além de auxiliar na análise de fornecedores, de acordo com a qualidade de produtos, como foram desenvolvidos, etc. 

 

Tendências de Mercado - Internet das Coisas

2. Inteligência artificial

A Inteligência Artificial está muito relacionada com a Internet das coisas, e é uma das revoluções principais da Indústria 4.0. Com essa tecnologia, os robôs e máquinas aprendem com as atividades que realizam por conta própria, tornando os processos ainda mais autônomos. 

A produção se torna mais eficiente do que o trabalho humano, além de que os robôs podem realizar trabalhos que um humano não conseguiria, como quando utiliza componentes microscópicos ou materiais e procedimentos perigosos. 

Algumas das vantagens principais destes recursos incluem a redução de erros, afinal os algoritmos não sofrem as consequências de fatores externos, como os humanos; e a redução de custos e aumento de lucros, pois as empresas irão diminuir os desperdícios e reduzir custos com funcionários, podendo focar a inteligência humana em funções mais específicas e complexas.  

3. 5G

A Internet móvel de quinta geração tem sido testado em diversos países e vem sendo uma grande tendência na indústria. No Brasil, esse assunto ainda é emergente, e poucas empresas já adotam, mas com crescimento substancial. 

Com essa tecnologia as empresas tornam-se menos vulneráveis às ações de cibercriminosos e possuem tempo mais rápido de resposta, e comunicação em tempo real e em larga escala. Dessa forma, toda a fábrica trabalha com processos otimizados pela tecnologia, além de os gestores estarem cientes em tempo real de tudo o que está acontecendo.

 

Tendências de Mercado - 5G

4. Sistemas ciber-físicos

Os sistemas ciber-físicos funcionam como uma fusão entre o mundo físico e o mundo digital. Dessa forma, todas as máquinas e linha de produção físicos, são também digitalizados, funcionando como um irmão gêmeo digital.

Esse sistema trabalha de forma conjunta com os demais. Ou seja, com a internet das coisas há a comunicação entre as máquinas, e com a Inteligência Artificial o sistema trabalha de forma mais eficaz trazendo insights e análises mais detalhadas dos processos. 

Como exemplo, temos como uma promessa para futuro das cidades inteligentes, que trabalham com sistemas ciber-físicos. A cidade espanhola de Santander já trabalha com esse processo, possuindo 12 mil sensores espalhados pela cidade, coletando informações sobre tudo: desde as lixeiras, informando quando estão cheias, até se a iluminação está ideal e o trânsito e poluição do ar. 

Tendências de Mercado

Ainda tem dúvidas de que o futuro está batendo na porta? Todos esses sistemas podem parecer distantes, ou características de países de primeiro mundo. Mas cada vez mais a tecnologia de produção chega ao Brasil, e indústrias que não se adaptarem às tendências de mercado e não buscarem inovações podem se preparar para ficarem atrás de seus concorrentes que estiverem se adequando.

E se você quiser mais temas sobre indústrias, continue acompanhando nosso blog, e confira os posts mais antigos para conferir mais dicas!