Controle de umidade na Construção Civil, saiba tudo!

Controle de umidade na Construção Civil, saiba tudo!

A construção civil é um dos segmentos que mais crescem no país. Seja para construção de edifícios e moradias para a população ou desenvolvimento de grandes estruturas como pontes, estradas ou aeroportos. O setor movimenta e estimula em grande escala a economia brasileira.

 

Independente de qual obra será realizada, é de extrema importância o cuidado e controle com a qualidade dos materiais e do acabamento final da construção, afinal um erro pode comprometer a estrutura, o bem estar de quem irá se beneficiar do projeto e até mesmo sua segurança. E como em qualquer projeto, a umidade pode se tornar uma grande vilã para a qualidade. Por isso, separamos algumas dicas referentes à Qualidade na Construção Civil para evitar problemas em seu projeto:

 

Controle de umidade da areia

 

Um dos principais passos quando se dá o início de uma construção é a produção do concreto, tendo como material base a areia. A qualidade da areia vai impactar diretamente na qualidade da mistura final, podendo afetar características como resistência, durabilidade e trabalhabilidade.

 

A granulometria e a umidade da areia por exemplo, podem parecer não ter tanto impacto para o projeto, mas sem o controle e atenção adequados podem afetar a resistência e prejudicar a permeabilidade do material, pondo em risco a durabilidade da estrutura.

 

Como a areia absorve água da chuva ou do próprio ambiente, ela incha e aumenta seu volume e seu peso. Nesse caso, há alteração do traço do concreto. Além disso, em casos de dias chuvosos, mesmo quando coberta, sua porcentagem de água sobe muito, fazendo com que a quantidade de água colocada para a produção do concreto precise ser menor.

 

Para evitar problemas e perda de material, é necessário que sejam feitos testes pelo menos três vezes ao dia ou antes de começar a rodar o concreto com um medidor de umidade. Além disso, quando há a percepção de mudança no clima, esta ação também é necessária.

 

Acabamentos da construção civil

 

A umidade não prejudica somente o processo de estrutura da construção civil, mas também os acabamentos e finalizações. Um dos exemplos de quando isto ocorre é na colocação de pisos dos ambientes. Em superfícies úmidas, é comum que o piso não fixe no chão, podendo se soltar facilmente. Isso pode prejudicar momentaneamente, causando atrasos no trabalho, ou com um prazo mais elevado, mas acarretando em perda de qualidade no projeto.

 

Além disso, no caso da aplicação de tintas, a umidade na superfície ou reboco pode ocasionar em uma pintura mal feita, com bolhas de ar ou descascando com o tempo. O papel de parede também exige cuidado, também podendo ocasionar bolhas ou prejudicando a retirada imediata do material caso o trabalho precise ser refeito.

 

Tudo isso sem contar possíveis fissuras e danificações nas estruturas causadas pela umidade, que podem ocasionar em grandes problemas e complicações futuros. Nestes casos, também é necessário fazer os testes com o medidor de umidade em materiais como fundações, lajes, tijolos, paredes, concreto, argamassa e rebocos.

 

Por fim, o ideal é realizar uma impermeabilização adequada na construção para evitar que problemas futuros possam ser causados pela água e umidade, que muitas vezes tornam-se irreversíveis.

 

É de extrema importância encontrar medidores de umidade adequados e de qualidade, que possuam leituras precisas e instantâneas permitindo verificar a umidade em grandes áreas rapidamente e detectar qualquer tipo de problema relacionado à umidade. Confira em nosso site todos os nossos modelos e entre em contato conosco para fazer seu orçamento!